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Como divulgar a minha empresa, o meu negócio e atrair clientes

Tomar a decisão de dar início a um novo projeto e começar um negócio é um ato de coragem. Ter um negócio e não ter clientes, a longo prazo, leva a atos de desespero. Cada situação deve ser tratada de forma única e no seu contexto próprio, no entanto, em ambas as situações são necessárias muitas horas de preparação, pesquisa, análise, negociação, persuasão e paciência para que se possa levar a organização ao sucesso.

De nada serve ter ótimos produtos e um serviço de atendimento excecional se não existirem clientes, e por isso é necessário que se defina uma estratégia de divulgação do negócio e de atração de clientes. É essencial que os clientes saibam que a empresa/negócio existe, onde está localizada, como podem chegar até ela e quais os “problemas” que a organização lhes pode resolver.

“Quem não é visto, não é lembrado”, “Quem não aparece, desaparece” e “O que não conhecemos, não utilizamos“, o mesmo acontece com as empresas e com os negócios, e é por isso que muitas pessoas se questionam:

O que devo fazer para divulgar a minha empresa, o meu negócio e atrair clientes?


Pressupondo que a empresa está estruturada, tem definida uma oferta de qualidade e está direcionada ao propósito para o qual foi criada é necessário identificar o público-alvo que quer alcançar e definir um plano de ação para chegar até ele. É um desperdício de energia, de recursos e de foco tentar chegar a todas as pessoas; quando se tenta chegar a todo o lado ao mesmo tempo, não se chega a lado algum, tal como dizia Stephen Covey: “Para ser efetivo, tem de se ser seletivo”!

“The successful man will profit from his mistakes
and try again in a different way.”
Dale Carnegie – Escritor

Independentemente da indústria onde se está inserido existem alguns quick-wins que ajudam a divulgar a organização, a identificar e atrair clientes:
  1. Faça uma lista de potenciais clientes: identifique pessoas da sua rede de contactos, pesquise on-line, procure pessoas e empresas que tenham interagido consigo na preparação do seu negócio
  2. Procure referências: dê a conhecer a todos os seus contactos, amigos, conhecidos, vizinhos, família o seu negócio e peça que lhe indiquem pessoas ou empresas a quem possa vender.
  3. Trabalhe a sua rede: procure grupos de networking para negócios e participe em sessões para criar parcerias, ajudar e ser ajudado. Procure grupos em: gruposwhats.app, meetup.com, linkedin.com ou pesquise num motor de busca.
  4. Apareça: encontre locais onde possa mostrar os seus produtos e serviços e certifique-se que se alguém quiser adquirir o produto, pode entregar a curto prazo. Apareça em reuniões dos grupos de networking com regularidade, a consistência é determinante para fazer parcerias
  5. Participe em feiras, exposições ou convenções: Apareça em locais especializados, mesmo que não seja para vender, aproveite para conhecer pessoas e empresas que possam ser parceiras, recolha informação sobre os seus competidores e leve material de marketing para entregar a possíveis clientes ou parceiros
  6. Faça parcerias: faça equipa com outras empresas, encontre empresas que tenha produtos complementares ao seu e que em conjunto possam criar um serviço que agregue mais valor.
  7. Crie presença digital: Crie um site e coloque-o online, mesmo que seja simples; utilize mecanismos de otimização de pesquisa (SEO) para que possa ser encontrado mais facilmente quando as pessoas pesquisarem em motores de busca.
  8. Utilize as redes sociais: crie contas nas principais redes sociais e promova o lançamento oficial de seu negócio. Dê a conhecer como os seus produtos e serviços podem resolver os problemas dos seus clientes. Use publicidade nas redes sociais para chegar às pessoas que atendam aos critérios do seu mercado-alvo.
  9. Crie uma comunidade: A relação com as pessoas é um fator essencial para gerar fidelidade e confiança, criar comunidades online e presenciais que disponibilizem dicas, guias e melhores práticas, permite criar uma ligação forte entre os possíveis clientes e a organização.
  10. Crie eventos: promova eventos memoráveis, convide pessoas-chave no lançamento de produtos novos, promova eventos de partilha e faça com que as pessoas se lembrem de si e da sua empresa quando tiverem um problema.

“Eighty percent of success is showing up!”
Woody Allen, Realizador

Os quick-wins permitem dar a conhecer a organização, divulgar a presença no mercado e a Identificar possíveis clientes, ou seja, o que fazer. No entanto, é importante, utilizar diversos meios para chegar a cada tipo de cliente identificado e para isso pode-se utilizar meios físicos e meios digitais:

  1. Investir em links patrocinados: criar anúncios em motores de busca, como o Google Ads, LinkedIn Ads ou Instagram Ads, com palavras que o seu público-alvo pode utilizar nas suas pesquisas. É possível escolher entre as formas de pagamento custo por clique e custo por mil visualizações. É possível investir em anúncios nas redes sociais, dependendo do valor que pretende gastar e dos objetivos da divulgação.
  2. Criar listas de contactos por email ou telefone: A lista de emails e telefones são importantes porque permite disponibilizar aos clientes informação sobre promoções, serviços novos e eventos. É uma forma de manter contacto ativo com a comunidade que o acompanha. É fundamental ter uma lista organizada e um software de marketing digital ou CRM que possa enviar e-mails marketing com frequência.
  3. Promova em jornais: Os jornais continuam a ser uma fonte de comunicação muito utilizada pela população em geral para se manter atualizada, por isso é um meio importante de divulgação e promoção da empresa, entre em contacto com a comunicação social local e informe-os com a mensagem que quer transmitir.
  4. Produza vídeos e podcasts: crie conteúdo que permita ser visto como especialista na área que tem os seus produtos e serviços e divulgue nas diversas redes sociais (Twitter, Instagram, Linkedin, Facebook, TikTok, Youtube…)
  5. Promova parcerias com influenciadores: as pessoas confiam mais nas recomendações de amigos e familiares e de pessoas que admiram do que nos comerciais das empresas. Considere pessoas reconhecidas no meio, que influenciam nichos diretos, por vezes têm mais influência do que pessoas conhecidas no geral.
  6. Folhetos de publicidade: crie folhetos apelativos, com uma mensagem direta e entregue pela sua cidade/comunidade: caixas de correio, cafés e em locais de muita movimentação.
  7. Promova em eventos locais e/ou especializados: seja patrocinador de eventos relacionados com a sua área e que possam estar localizados em locais próximos da sua área de atuação.
  8. Promova nas redes sociais: crie programas de promoção em redes sociais, seja regular e cirúrgico nas suas publicações, faça parcerias com outras empresas de forma a criarem sinergias. Crie um blog para dar credibilidade e aumentar a relação com os seus clientes.


Divulgar a empresa e o negócio é um processo que leva tempo, necessita de persistência e muita paciência. Alguns resultados podem ser instantâneos, mas por norma, os resultados são obtidos a longo-prazo. O investimento tem de ser feito de forma consistente e regular, de modo a permitir divulgar a empresa, os produtos/serviços, e ao mesmo tempo, criar uma marca forte no mercado e na comunidade. Assim a organização é vista e lembrada, aparece e não desaparece, torna-se conhecida e é utilizada!


____

por Pedro Miguel Diegues

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