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Descubra as Perguntas Certas para Impulsionar Suas Vendas

Desvendar as questões que afastam os clientes da compra é essencial para evitar obstáculos e implementar as melhores práticas que resultarão em transações bem-sucedidas.

Todas as perguntas que impedem a geração de vendas são um desafio a ser superado. De acordo com dados da HubSpot, os clientes costumam dizer "não" quatro vezes antes de dizer sim, destacando a importância das perguntas feitas pelos representantes de vendas.

Recebemos inúmeras chamadas e emails de empresas a tentar vender os seus produtos. Muitas vezes, essas abordagens ocorrem em momentos inconvenientes, apresentando perguntas invasivas ou inadequadas. As chamadas de vendas são complexas, pois são frequentemente "a frio", sendo crucial formular as perguntas certas para transformar uma recusa em uma aceitação.

Perguntas a Evitar que Afugentam os Clientes

Estamos na era da digitalização, mas é fundamental lembrar que lidamos com pessoas. Um telefonema de vendas bem conduzido pode ser a diferença entre um sim e um não do cliente. Abaixo estão exemplos de perguntas a evitar para converter potenciais clientes em clientes efetivos:

  1. É o decisor?

    • Embora seja crucial identificar o decisor nas vendas, questionar diretamente pode causar desconforto. Em vez disso, forneça informações convincentes para influenciar positivamente o decisor.
  2. Posso ter o seu endereço de email?

    • Ofereça algo em troca ao fazer essa pergunta para superar a resistência à divulgação de dados pessoais, indo além de simples descontos ou promoções.
  3. Posso ser honesto consigo?

    • Essa pergunta pode gerar desconfiança em vez de construir confiança, pois pode sugerir falta de honestidade até aquele momento.
  4. O que o impede de dormir?

    • Utilize a escuta ativa para permitir que o cliente compartilhe suas preocupações em vez de fazer uma pergunta invasiva.
  5. Já tomou uma decisão?

    • Evite pressionar o cliente; permita que esclareça suas dúvidas e tome a decisão por conta própria.
  6. Perguntas de sim/não.

    • Evite perguntas que façam o cliente sentir que está sendo testado. Ouça atentamente suas preocupações.


Elementos-Chave para Aprimorar as Vendas por Telefone

Para melhorar as vendas por telefone, é fundamental manter o foco nas pessoas. Siga estas dicas valiosas:

  1. Faça perguntas abertas.

    • Dê ao cliente a oportunidade de expressar suas necessidades, recolhendo informações cruciais para a venda.
  2. Fale de soluções, não de características.

    • Ao conhecer as necessidades do cliente, concentre-se nos benefícios do produto ou serviço em vez de suas características.
  3. Aplique preconceitos comportamentais.

    • Utilize elementos como urgência, escassez e comprovativo social para influenciar as decisões do cliente.
  4. Persista, mas com limite.

    • Evite a persistência intrusiva, compreendendo quando é apropriado desistir da venda.


Os processos de venda modernos são desafiadores devido ao acesso à informação pelos clientes. Destaque-se, lembre-se de que está a lidar com pessoas e adicione valor à interação.

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